Perguntas frequentes

O que incluem os preços apresentados nos pacotes?

Todos os preços apresentados são por pessoa sendo que no caso das viagens para festivais e concertos incluem o transporte ida e volta.

No caso dos programas de neve, estes incluem o alojamento, o forfait e o seguro de viagem neve/ski (salvo informação contrária).

Alguns programas especiais poderão já incluir serviços adicionais como o bilhete para os concertos/festivais, aluguer de material ski ou snowboard, alimentação e aulas Taxas de Aviação (taxas de aeroporto, combustível e segurança): segundo a legislação em vigor estas taxas já estão incluídas nos preços dos programas onde o transporte de avião está incluído, ou no preço da passagem aérea vendida separadamente e será sempre da responsabilidade do cliente salvo indicação em contrário.

Nota: o valor das taxas não é fixo e poderá sofrer alterações até ao momento da emissão das passagens aéreas.

Os preços nunca incluem (salvo se mencionado):

Taxas turísticas locais (“taxe de séjour” em França);
Bebidas às refeições (no caso do regime de meia pensão);
Utilização gratuita de piscinas interiores, Spas ou outras facilidades dos alojamentos;
Extras e despesas pessoais;
Gratificações.

O que significa “caução” no aluguer de apartamentos?

Entende-se por caução um depósito que os fornecedores dos apartamentos pedem diretamente ao cliente como garantia para quaisquer danos resultantes de uma má utilização do seu alojamento.

Normalmente é exigida uma caução por apartamento/estadia, que será devolvida no final se o apartamento for entregue em perfeito estado de limpeza e conservação. O pagamento da caução poderá ser apenas aceite pelo fornecedor via cartão de crédito e a sua devolução poderá ser efetuada por correio até 15 dias após o regresso. O valor da caução dependerá do fornecedor, categoria e dimensão do apartamento.

A que horas devo chegar à estância?

É muito importante que todas as chegadas se efetuem o mais tardar até às 19h00 (locais), já que muitos dos serviços locais como lojas de material, escolas de ski e receções de apartamentos fecham a esta hora.

No caso de prever uma chegada tardia deverá contactar diretamente o alojamento (hotel ou apartamento) ou o seu agente de viagens.

Como e onde recolho o forfait (passes para as pistas)?

Regra geral os Forfaits serão recolhidos nas bilheteiras da estância indicadas no voucher de viagem, contra a entrega do mesmo.

Andorra e Serra nevada ou nas viagens de grupos: os Forfaits são entregues diretamente nos alojamentos ou em mãos aos clientes pelos nossos colaboradores no local, evitando assim que a deslocação às bilheteiras, muitas vezes com horários limitados.

Como recolher o equipamento e marcar os cursos de ski/snowboard?

Para recolha do equipamento de aluguer pré-reservado deverá dirigir-se à loja indicada na confirmação da reserva ou no voucher. Ai provará as botas, escolherá os skis ou prancha e ajustará equipamento ao seu nível, sendo o mesmo disponibilizado contraentrega do voucher de aluguer.

O equipamento é normalmente recolhido no dia da chegada a partir das 16h00 e guardado com o cliente durante a semana, sendo entregue no ultimo dia de utilização até às 17h30.

Importante: para recolha do equipamento é normalmente exigido como garantia uma caução em cartão de crédito e/ou um documento de identificação.

Seguro: o equipamento de aluguer não está assegurado contra quebra ou roubo, sendo estas situações da inteira responsabilidade dos utilizadores, disponibilizando algumas lojas um seguro para equipamento.

O que fazer caso a estância encerre por mau tempo?

O clima/meteorologia na montanha não é constante podendo mudar em questões de minutos. Condições adversas como tempestades de neve e ventos fortes são comuns em muitas estâncias, podendo levar ao encerramento da estância (meios mecânicos) até estarem reunidas as condições ideais para a prática do ski e snowboard em segurança.

Algumas estâncias e regiões dispõem de facilidades lúdicas como centros termais, ginásios, museus entre outros, possibilitando relaxar e ocupar o tempo nestes dias.

Importante: Forfait – este serviço poderá não ser reembolsável em caso fecho total das instalações por mau tempo. Nesta situação o cliente deverá averiguar no local e caso venha a ser possível um reembolso ou crédito da parte proporcional dos dias não utilizados, deverá apresentar à Alive Tours o respetivo documento emitido pela estância.

Os programas incluem seguro?

Todos os programas de viagem completos (packs) incluem um seguro base de assistência em viagem neve/ski, com coberturas especiais para acidentes resultantes da prática de ski e snowboard em pista balizada.

Este é um seguro básico de assistência em viagem/neve que, embora com boas coberturas nas estâncias e no estrangeiro, não cobre despesas médicas após regresso a Portugal. Porque os acidentes na neve são uma realidade, disponibilizamos outras opções de seguros com coberturas mais vastas, nomeadamente com a cobertura de despesas de tratamento em Portugal que resultem de acidente no estrangeiro, para que possa viajar em segurança e com coberturas à sua medida.